sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

SOLUÇÃO: PROCESSADOR (CPU) 100% TRAVANDO PC

Galera, sei que a CPU em 100% pode ter diferentes motivos, mas eu fiquei intrigado por isso ocorrer logo após eu instalar o Windows (cerca de um dia depois). Precionei CRTL+ALT+DEL, abria o Gerenciador de tarefas, clicava na aba "desempenho" (aquela que apresenta os gráficos mostrando o uso de CPU) e descobri o motivo pelo qual ocorria o travamento uns minutos após o iniciar o sistema: nesta aba mesmo ("desempenho") há um botão chamado monitor de recursos. eu clicava nele como na imagem abaixo:
Então eu descobri que era um processo svcgp.exe chamado "Windows Update services" que estava consumindo meu processador, como podem ver ao clicar na imagem abaixo:


 Desativei as atualizações do sistema para verificar que isso impedia o processo, mas ele continuava...
Então, passei a abrir o Gerenciador de Tarefas quando o sistema começava a travar e clicava com o botão direito do mouse sobre esse processo ("svcgp.exe chamado "Windows Update services", na aba "desempenho" conforme mostrei acima ) e escolhia "Terminar processo". Tudo voltava a funcionar normalmente!

Só que fazer isso toda vez que ligava o pc era muito chato... busquei verificar se era por causa de vírus e tal, mas sem sucesso.

Pesquisando muito na net, no entanto, achei algo que solucionou esse problema e se for o seu, solucionará também:

Vá à "Arquivos de Programa" (no caso fui à "Arquivos de programa (x86)"), provavelmente na unidade C:, e busque por lá uma pasta chamada "Software Plate". Mude o nome dela para "Old Software Plate" e reinicie o sistema. Pronto, nunca mais tive problema com meu pc travando por causa do consumo do processador (o meu é um Athlon x64 2 núcleos) .

Parece-me que ainda não se sabe como nem por que esta pasta aparece no Arquivo de Programas do Windows... como eventualmente eu instalo uns programas "genéricos" pode ter alguma coisa a ver com isso. Ou pode ser coisa da Microsoft mesmo. Mas independente do que seja, se houver essa pasta no seu PC, mude o nome dela (ainda não testei apagá-la), seu processador ficará livre e os travamentos pararão.

Se não houver a tal pasta, é hora de procurar outros motivos... pelo Gerenciador de tarefas acima você pode achar alguma pista, neste caso.

Espero ter ajudado!